domingo, 3 de agosto de 2014

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. DO CULTO, AO CULTIVO DOS ALIMENTOS.


ATUALMENTE PERCEBE-SE UMA CRESCENTE PREOCUPAÇÃO SOBRE O TEMA ALIMENTAÇÃO, DIFERENTE DO QUE OCORRIA ALGUNS ATRÁS, QUANDO NÃO LEVÁVAMOS EM CONSIDERAÇÃO A QUALIDADE DO ALIMENTO QUE CONSUMÍAMOS.
PORÉM ESSA MUDANÇA DE PENSAMENTO É REALMENTE POR PREOCUPAR-SE COM A SAÚDE, OU SIMPLESMENTE MOTIVADA PELA VAIDADE?
AS CULTURAS DA ANTIGUIDADE PERCEBIAM NOS ALIMENTOS UM ASPECTO SAGRADO. PARA ELAS UMA VEZ CONSUMIDO O GRÃO, O VEGETAL OU ANIMAL ESTE TORNA-SE PARTE DE NÓS MESMOS. DENTRO DE CADA UMA DESSAS CULTURAS ENCONTRA-SE TEORIAS DAS MAIS DISTINTAS. O MÉDICO MEDIEVAL PARECELSO, POR EXEMPLO, DEFENDEU FRENTE AO MUNDO QUE TODO MINERAL, ANIMAL E PLANTA TEM UMA INTELIGÊNCIA E A ALMA DESTES SERES É QUEM PROVÊ VIDA E NÃO SOMENTE SUAS PROPRIEDADES QUÍMICAS.
JÁ PARA A CULTURA HINDU, A QUALIDADE DOS ALIMENTOS ERA MEDIDA DE ACORDO COM SUA PUREZA, ISSO QUER DIZER QUE, QUANTO MAIS FRESCO E NATURAL O ALIMENTO, MAIS VIDA ELE POSSUI. COM ESTA MEDIDA ESTES SÁBIOS DA ANTIGUIDADE ELABORARAM UMA CLASSIFICAÇÃO ESPECÍFICA PARA OS ALIMENTOS.

SÁTWICOS- ALIMENTOS RECÉM COLHIDOS E SEM NENHUM PROCESSAMENTO (ALIMENTOS CRUS COMO FRUTAS E VERDURAS), QUE POSSUEM 100% DE VITALIDADE A SER ABSORVIDA TANTO POR NOSSA ESTRUTURA FÍSICA COMO TAMBÉM NA REVITALIZAÇÃO DE NOSSA ENERGIA E DISPOSIÇÃO DIÁRIA.
RAYÁSICOS- ALIMENTOS QUE SOFRERAM ALGUNS PROCESSAMENTOS, QUE POSSUEM UNS 50% DE VITALIDADE.


TAMÁSICOS- ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS, REFINADOS, PROCESSADOS, CONGELADOS, EMBUTIDOS, ENLATADOS... QUE JÁ ESTÃO MUITO LONGE DE SUA FORMA NATURAL, QUE TÊM 0% DE VITALIDADE, E QUE INFELIZMENTE CARACTERIZA QUASE EM SUA TOTALIDADE A ALIMENTAÇÃO DA VIDA MODERNA QUE LEVAMOS.

PARTINDO DESTE PRINCÍPIO PODEMOS AFIRMAR QUE UMA COUVE OU ALFACE QUE PLANTAMOS EM NOSSO QUINTAL NOS TRAZ A ENERGIA INDISPENSÁVEL PARA A REVITALIZAÇÃO DE NOSSO ORGANISMO.
NINGUÉM TEM DÚVIDAS DE QUE PRECISAMOS REAVALIAR NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES E MODIFICAR A DIETA APESAR DA ROTINA CORRIDA DA VIDA MODERNA. MAS COMO FAZÊ-LO?
A SELEÇÃO DOS ALIMENTOS NÃO DEVE LIMITAR-SE A MUDAR OS PRODUTOS QUE COLOCAMOS NO CARRINHO DO SUPERMERCADO, DEVE SER ALGO MAIS PROFUNDO.
POR MAIS INCRÍVEL QUE ISSO POSSA PARECER, A SOLUÇÃO PARA ESSA QUESTÃO É MUITO SIMPLES E BARATA, BASTA QUE QUEIRAMOS COMEÇAR A MUDAR NOSSOS HÁBITOS DE VIDA. UMA SUGESTÃO SIMPLES A QUAL MUITAS PESSOAS TÊM RECORRIDO, É O PLANTIO DE HORTAS EM PEQUENOS ESPAÇOS COMO: SACADAS DOS APARTAMENTOS, JARDINS E ATÉ MESMO AUXILIANDO NA DECORAÇÃO DE PEQUENOS AMBIENTES. 
NESTES LOCAIS PODE-SE PLANTAR DESDE TEMPEROS COMO: ALECRIM, CEBOLINHA, PIMENTA, À ERVAS MEDICINAIS COMO: ERVA CIDREIRA, BOLDO OU ATÉ MESMO COUVE E ALFACE, VARIANDO O TAMANHO DOS VASOS DE ACORDO COM O QUE A PESSOA SE DEDIQUE A CULTIVAR. 

UMA MUDANÇA EM NOSSA PERCEPÇÃO QUANTO AOS ALIMENTOS É URGENTE PARA QUE POSSA NASCER EM NÓS CONSCIÊNCIA DE QUE QUANTO MAIS VITAL SEJA O ALIMENTO QUE ESTAMOS CONSUMINDO MAIOR SERÁ A VITALIDADE QUE ELE NOS PROPORCIONA.

É PRA PENSAR!

FALOU GALERA, ATÉ A PRÓXIMA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário