sábado, 5 de julho de 2014

BOB MARLEY - O 1º GRANDE ASTRO VINDO DO TERCEIRO MUNDO.


CANTOR, COMPOSITOR, GUITARRISTA E REVOLUCIONÁRIO.
FRUTO DO AMOR DE UMA JOVEM NEGRA DE 18 ANOS E DE UMA HOMEM BRANCO E MAIS VELHO, BOB MARLEY NASCEU EM FEVEREIRO DE 1945 NO VILAREJO DE NINE MILES, INTERIOR DA JAMAICA. VIVEU APENAS 36 ANOS, MAS QUE FORAM SUFICIENTES PARA FAZER RECONHECIDA SUA PEQUENA ILHA, REVOLUCIONAR A MÚSICA, HÁBITOS E COMPORTAMENTOS PELOS QUATRO CANTOS DO MUNDO.

EM SUA PRIMEIRA INFÂNCIA BOB MARLEY VIVEU UMA VIDA NATURAL NO CAMPO, QUANDO TINHA 8 ANOS SUA MÃE SE JUNTOU COM O PAI DE UM DE SEUS MELHORES AMIGOS E FORAM TODOS JUNTOS MORAR NA CAPITAL KINGSTON, LÁ SE INSTALARAM EM TRENCH TOW (CIDADE ESGOTO), A MAIOR E MAIS MISERÁVEL FAVELA DA ILHA E ERA CHAMADA ASSIM POR TER SIDO CONSTRUÍDA SOBRE AS ANTIGAS VALAS QUE SERVIAM DE ESGOTO À CIDADE. A MÃE DE BOB TRABALHAVA DE DOMÉSTICA E SE ESFORÇAVA PARA QUE ELE TIVESSE UMA BOA EDUCAÇÃO, PAGANDO INCLUSIVE UMA ESCOLA PARTICULAR. 
JÁ NESSA ÉPOCA ELE SE INTERESSAVA PELA MÚSICA E JUNTO COM SEU "MEIO IRMÃO" BUNNY IMPROVISAVAM GUITARRAS DE LATA PARA ACOMPANHAR OS SUCESSOS QUE CONSEGUIAM CAPTAR NUN RADINHO. AOS 14 ANOS, QUANDO TERMINOU A ESCOLA BOB JÁ TINHA UMA AMBIÇÃO: A MÚSICA. MAS PARA AGRADAR SUA MÃE QUE TINHA MEDO QUE ELE SE TORNASSE UM DELINQUENTE, ARRUMOU ENTÃO UM EMPREGO DE SOLDADOR. NAS HORAS LIVRES BOB E BUNNY APERFEIÇOAVAM SUA HABILIDADES MUSICAIS AJUDADOS PELO CANTOR JOE HOGGS, QUE TAMBÉM MORAVA EM TRENCH TOW E  DAVA AULAS INFORMAIS DE CANTO.
EM 1962 BOB FEZ UMA AUDIÇÃO COM O PRODUTOR LESLIE CONG, QUE INCLUSIVE BANCOU SUAS PRIMEIRAS GRAVAÇÕES, QUE NA VERDADE NÃO TOCARAM EM RÁDIOS E CHAMARAM POUCA ATENÇÃO. MAS QUE SÓ VIERAM A CONFIRMAR A AMBIÇÃO DE BOB MARLEY DE SE TORNAR CANTOR. NO ANO SEGUINTE ELE DECIDIU QUE O MELHOR CAMINHO SERIA MONTAR UM GRUPO, E JUNTO COM BUNNY E PETER TOSH MONTOU O "WAILING WAILERS" E COM SEU PRIMEIRO SINGLE "SIMMER DOW" CHEGARAM AS PARADAS DE SUCESSO DA JAMAICA, ONDE PERMANECERAM POR DOIS MESES. A NOVIDADE VIROU SENSAÇÃO E O GRUPO PASSOU A GRAVAR COM FREQUÊNCIA PARA O LEGENDÁRIO STUDIO ONE DE COXONE. AS COMPOSIÇÕES FALAVAM DA REALIDADE DOS GUETOS DE KINGSTON E SE IDENTIFICAVA COM A "GALERA". ERA COMO SE A JAMAICA FINALMENTE TIVESSE GANHADO UMA VOZ. ASSIM APESAR DE MUITAS DIFICULDADES FINANCEIRAS OS "WAILING WAILERS" FORAM GANHANDO POPULARIDADE E SE ESTABELECENDO.
A ESSA ALTURA A MÃE DE BOB, ENTÃO COM 20 ANOS,  TINHA SE MUDADO PARA OS ESTADOS UNIDOS E COM ESPERANÇAS QUE ELE COMEÇASSE UMA NOVA VIDA LHE ENVIOU UMA PASSAGEM DE AVIÃO PARA SE JUNTAR A ELA. EMBORA JÁ ESTIVESSE CASADO BOB SE AVENTUROU NESSA VIAGEM, MAS SÓ O TEMPO SUFICIENTE PRA JUNTAR DINHEIRO E CONTINUAR A FINANCIAR SEU SONHO MUSICAL. DEPOIS DE 8 MESES VOLTOU A JAMAICA E REDESCOBRIU O MOVIMENTO RASTAFARI, QUE NESSE PERÍODO HAVIA GANHADO NOVA VIDA, O QUE MOTIVOU BOB A SE JUNTAR A ELES, FOI QUANDO SUAS MÚSICAS COMEÇARAM A REFLETIR SUA NOVA CRENÇA COM TEMAS MAIS SOCIAIS E ESPIRITUAIS. ESSA VIROU SUA MARCA E SEU LEGADO.
MAS ESSA DEDICAÇÃO RASTAFARI COMEÇOU A INCOMODAR OS PRODUTORES, FOI QUANDO O GRUPO JÁ COM O NOME SIMPLIFICADO PARA "THE WAILERS" DECIDIU CRIAR SEU PRÓPRIO SELO "WAILI'N'SOUL". MAS  A INEXPERIÊNCIA OS LEVOU A FALÊNCIA. O GRUPO, APESAR DISSO SOBREVIVEU E FORMOU UMA SUPER BEM SUCEDIDA PARCERIA COM O PRODUTOR LEE PARRY. FOI DESSA UNIÃO QUE SURGIRAM OS CLÁSSICOS QUE DEFINIRIAM A DIREÇÃO DO REGGAE.

 NO INÍCIO DOS ANOS 70 O BAIXISTA ASTONE E SEU IRMÃO BATERISTA CARLTON SE UNIRAM AO GRUPO E FOI INDISCUTIVELMENTE A PERFEITA COMBINAÇÃO, ELES FICARAM CONHECIDOS POR TODO O CARIBE MAS AINDA NÃO INTERNACIONALMENTE. FOI AÍ QUE ELES TENTARAM UMA AVENTURA PELA EUROPA ATRAVÉS DE UM CONVITE DE JOHNNY NASH, O GRUPO ATÉ CONSEGUIU UM CONTRATO COM A CBS E SE DEDICARAM OSTENSIVAMENTE A  DIVULGAÇÃO EM LONDRES, MAS O PROJETO FRACASSOU. FOI QUANDO BOB TENTOU SUA ÚLTIMA CARTADA NA TERRA DISTANTE, CONSEGUIU UM ENCONTRO COM O FUNDADOR DOS ESTÚDIOS "ISLAND RECORD", CHRIS BLACKWELL, QUE TAMBÉM ERA JAMAICANO, DESCENDENTE DE INGLESES, BRANCO E RICO. ELE ERA BASTANTE ENVOLVIDO COM A CULTURA MUSICAL JAMAICANA E O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELOS LANÇAMENTOS E DIVULGAÇÃO DELAS. CHRIS JÁ TINHA OUVIDO FALAR DE MARLEY, AS DUAS VERSÕES POSSÍVEIS, A DE QUE ERAM UM BANDO DE DELINQUENTES, E A DE QUE ERAM DE QUALIDADE E FIBRA INIGUALÁVEIS, E QUE ERAM POPULARES E RESPEITADOS TANTO NA JAMAICA COMO EM TODO O CARIBE. APESAR DE TER SIDO ADVERTIDO QUE ELES SUMIRIAM COM O DINHEIRO, BLACKWELL RESOLVEU DAR UM VOTO DE CONFIANÇA E FINANCIOU COM UM ADIANTAMENTO INCRÍVEL A PRODUÇÃO DO PRIMEIRO ÁLBUM NA "ISLAND RECORDS". FOI QUANDO "THE WAILERS" PELA PRIMEIRA VEZ TEVE ACESSO AO MAIS ALTO NÍVEL DE GRAVAÇÃO. QUANDO VOLTARAM A LONDRES ALGUNS MESES DEPOIS COM O MATERIAL PRONTO, BLACKWELL DEU UM TOQUE FINAL ACRESCENTANDO SOLOS DE GUITARRA E LINHA DE TECLADOS. COMO RESULTADO DE TUDO ISSO O DISCO "CATCH A FIRE", COM UMA SUGESTIVA EMBALAGEM EM FORMA DE ISQUEIRO CHEGOU QUEBRANDO TUDO E FOI AÍ QUE SE INICIOU A ESCALADA INTERNACIONAL DE BOB MARLEY. 

 A GRAVADORA DECIDIU QUE O GRUPO DEVERIA FAZER UM TOUR PELO REINO UNIDO E ESTADOS UNIDOS. A EXCURSÃO PELA EUROPA SOLIDIFICOU SUAS PERFORMANCES AO VIVO E DUROU 3 MESES. MAS DEPOIS DESSA AVENTURA NA ESTRADA BUNNY SE SENTIU DECEPCIONADO E RECUSOU-SE A PARTICIPAR DO PRÓXIMO TOUR QUE SERIA PELOS ESTADOS UNIDOS, SENDO ENTÃO SUBSTITUÍDO PELO MESTRE DA ADOLESCÊNCIA JOE HIGGS. E O  SUCESSO CONTINUAVA ESTUPENDO, LOTANDO CLUBES NOTURNOS, ABRINDO SHOWS IMPORTANTES, TANTO QUE COMEÇARAM A OFUSCAR AS VERDADEIRAS CELEBRIDADES. JÁ CONSAGRADO COMO ASTRO INTERNACIONAL BOB MARLEY GANHOU DE BALCKWELL AS CHAVES DA "ISLAND HOUSE" SITUADA NA PARTE RICA DE KINGSTON, ALI BOB PASSOU A RECEBER AS PESSOAS, JOGAR FUTEBOL, E ASSIM SE CRIA UMA ESPÉCIE DE COMUNIDADE ONDE TODOS, INCLUSIVE OS AMIGOS DO GUETO, SÃO BEM VINDOS. E É DESSA NOVA REALIDADE QUE SAI O SEGUNDO LANÇAMENTO PELA ISLAND RECORDS, O DISCO "BURNIN", COM UM CONTEÚDO AINDA MAIS POLITIZADO E SOCIAL, ONDE ELE PUBLICA FOTOS PROVOCATIVAS DE PESSOAS DO GUETO E TAMBÉM DELE COM UM CIGARRO DE MACONHA. ATÉ ERIC CLAPTON DEU UMA AJUDINHA REGRAVANDO "I SHOT THE SHERIF", BENEFICIANDO A SI MESMO, QUE ESTAVA MEIO SUMIDO E PRINCIPALMENTE A BOB MARLEY QUE GANHOU MAIS CREDIBILIDADE AINDA. 
GRAÇAS A BOB O PENSAMENTO RASTAFARI ESTAVA SE TORNANDO UMA FEBRE ENTRE OS JOVENS, E NO MEIO DE UMA DISPUTA ELEITORAL SANGRENTA NA JAMAICA, BOB MARLEY REPRESENTAVA A OPOSIÇÃO E CONCORDOU EM FAZER UM SHOW NA INTENÇÃO DE APAZIGUAR OS ÂNIMOS E PRESTIGIAR A COMUNIDADE RASTA, QUE ESPERAVA INCLUSIVE A  LEGALIZAÇÃO DA MACONHA COM A POSSÍVEL VITÓRIA. APESAR DE UM FORTE ESQUEMA DE SEGURANÇA ARMADO, DOIS DIAS ANTES DO SHOW A CASA DE BOB MARLEY FOI INVADIDA POR PISTOLEIROS QUE EFETUARAM VÁRIOS DISPAROS, FELIZMENTE NINGUÉM FOI MORTO. SEU EMPRESÁRIO DON TAYLOR RECEBEU VÁRIOS TIROS E TERMINOU NUMA CADEIRA DE RODAS, FOI O CASO MAIS GRAVE, A ESPOSA DE BOB, RITA MARLEY, LEVOU UM TIRO DE RASPÃO NA CABEÇA E BOB RECEBEU UM TIRO LOGO ABAIXO DO CORAÇÃO E QUE SE ALOJOU EM SEU BRAÇO ESQUERDO. AO SAIR DO HOSPITAL FOI LEVADO PARA UM ESCONDERIJO, MAS NO DIA PREVISTO PARA O SHOW LÁ ESTAVA ELE, AINDA COM OS CURATIVOS SUBIU AO PALCO, SE APRESENTOU E ARRASOU. 

DEPOIS DISSO O CANTOR SE MUDOU PRA LONDRES ONDE GRAVOU SEU DISCO "EXODUS". A PARTIR DE ENTÃO O SUCESSO DO GRUPO SÓ AUMENTAVA E SEMPRE ESTAVA ENTRE AS PRIMEIRAS POSIÇÕES DAS PARADAS INGLESAS E AMERICANAS.
EM 1978 BOB MARLEY RECEBEU A MEDALHA DE PAZ OFERECIDA PELA ONU. NESSE ANO TAMBÉM FOI A AFRICA PELA PRIMEIRA VEZ, LÁ VISITOU ESPECIALMENTE A ETIÓPIA, TERRA DO IMPERADOR HAILE SELASSIE, CONSIDERADO O MESSIAS DA DOUTRINA RASTAFARI. E RETORNOU COM O GRUPO EM 1980 PARA SUA PRIMEIRA APRESENTAÇÃO NO CONTINENTE, NA CERIMÔNIA DE INDEPENDÊNCIA DO ZIMBABWE.
OS WAILERS FIZERAM LENDA COM UM RECORDE DE PÚBLICO DA ÉPOCA NUN SHOW PARA 100.000 PESSOAS, NENHUMA BANDA NO MUNDO TINHA CONSEGUIDO ESTE FEITO ATÉ ENTÃO. 
EM UMA TURNÊ PELOS ESTADOS UNIDOS, ELE FEZ DOIS SHOWS NO "MADISON SQUARE GARDEN", FOI QUANDO NA SEGUNDA APRESENTAÇÃO PASSOU MAL NO PALCO, FOI SOCORRIDO E DIAS DEPOIS AINDA CHEGOU A SE APRESENTAR MAIS UMA VEZ, A ÚLTIMA VEZ, FOI EM PITTSBURGH. ENQUANTO ISSO, TENTAVAM AVERIGUAR A CAUSA DE SEU MAL-ESTAR, DEPOIS DE MUITOS EXAMES E GRANDE EXPECTATIVA DOS FÃS FOI ANUNCIADO A DESCOBERTA DO CÂNCER, DECORRENTE DE UM FERIMENTO INFECCIONADO NO DEDÃO DO PÉ, SOFRIDO 3 ANOS ANTES EM UMA PARTIDA DE FUTEBOL. OS MÉDICOS O ACONSELHARAM A AMPUTAR O DEDO MAS ELE SE RECUSOU POR CAUSA DE SUA FILOSOFIA RASTAFARI, QUE ACREDITA QUE O CORPO É UM TEMPLO QUE NINGUÉM PODE MODIFICAR, POR ISSO TAMBÉM DEIXAM A BARBA E O CABELO CRESCEREM. DEPOIS DISSO, TENTOU TRATAMENTOS NATURAIS E CONSEGUIU UMA ESTABILIDADE POR ALGUM TEMPO, ELE RESISTIU APENAS 8 MESES ATÉ QUE, JÁ DESENGANADO RESOLVEU MORRER JUNTO DOS SEUS NA JAMAICA, MAS TAMPOUCO RESISTIU A VIAGEM E FALECEU NUN HOSPITAL EM MIAMI MENOS DE 40 HORAS DEPOIS DE DEIXAR A ALEMANHA.

Marley foi enterrado em Nine Miles, perto de sua cidade natal. Junto com o corpo foram enterrados sua guitarra, uma bola de futebol, um pote com maconha, um sino e uma Bíblia

A música, a mensagem e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde a sua morte. Também lhe deu um status místico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo inteiro. É considerado o rei do reggae e é visto como uma das maiores vozes do povo pobre e oprimido, e um dos maiores defensores da paz, da liberdade e da igualdade social e de direitos. Após a sua morte, a data do seu aniversário, o dia 6 de fevereiro, foi decretado feriado nacional na Jamaica.

E PRA FINALIZAR EU RECOMENDO QUE VOCÊ DÊ UMA OLHADA NA MENSAGEM INCRÍVEL QUE BOB MARLEY DEIXOU NA CANÇÃO "WAR", QUE AINDA HOJE RETRATA UMA REALIDADE SOCIAL.
É SÓ SEGUIR: https://www.youtube.com/watch?v=1XkOStFO3fA

FALÔ GALERA, ATÉ A PRÓXIMA, FIQUEM NA PAZ DE JAH!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário