quarta-feira, 11 de junho de 2014

HOSPEDAGEM EM BARRA SÃO MIGUEL, UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DO BRASIL!

COMO GUIA DE TURISMO E AMANTE DA NATUREZA POSSO ABRIR MINHA MOCHILHA E COMPARTILHAR MEUS CONHECIMENTOS COM OS VIAJANTES QUE PASSAM AQUI NO HOSTEL E COM VOCÊ! NARRANDO UMA CIDADE DE FATOS IMPORTANTES E UM BELO ESTUÁRIO.
DOM PERO FERNANDES SARDINHA
LOCALIZADA HA APENAS 25 MINUTOS DE MACEIÓ CAPITAL DE ALAGOAS, BARRA DE SÃO MIGUEL TORNOU-SE CIDADE EM 1963. NO INICIO A REGIÃO NATIVA DOS ÍNDIOS CAETÉS FOI MARCADA NA HISTÓRIA DO BRASIL PELO RITUAL DE ANTROPOFAGIA PRATICADO COM O PRIMEIRO BISPO, O PORTUGUÊS DOM PERO FERNANDES SARDINHA, E COM PARTE DA TRIPULAÇÃO DA NAU NOSSA SENHORA DA AJUDA. 

A HISTÓRIA COMEÇA QUANDO ELES CHEGARAM A NOSSA COSTA COM A MISSÃO DE CATEQUIZAR OS ÍNDIOS, FATO QUE NÃO PÔDE SE CONCRETIZAR. A EMBARCAÇÃO VEIO A NAUFRAGAR, ALGUNS MORRERAM E A PARTE DA TRIPULAÇÃO CAPTURADA FOI SUBMETIDA AO RITUAL DE CANIBALISMO INDÍGENA, OS ÍNDIOS JÁ TINHAM SUAS CRENÇAS E SEU DEUS ERA CHAMADO DE “O ESPÍRITO MAIOR”, E SEUS RITUAIS TINHAM COMO OBJETIVO ABSORVER A ENERGIA DOS ESPÍRITOS DE SEUS COMBATENTES E NÃO A “MAGIA NEGRA”. 

QUANDO A NOTÍCIA CHEGOU A PORTUGAL, EM CONSEQUÊNCIA DA AÇÃO CONTRA O BISPO O REI MANDOU REFORÇOS E OS INDÍGENAS FORAM EXTINTOS EM CINCO ANOS DE BATALHAS DETERMINADAS PELO GOVERNO PORTUGUÊS E APOIADAS PELA IGREJA. HISTORIADORES DEFINEM COMO "GUERRA SANTA" AS INVESTIDAS CONTRA OS ÍNDIOS, MANCHANDO PARA SEMPRE DE SANGUE A LIBERDADE DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS. HOJE, EM PESQUISAS FEITAS POR MIM NA FUNAI (FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO), ÓRGÃO DO GOVERNO BRASILEIRO RESPONSÁVEL PELO SENSO E REGISTROS DOS POVOS INDÍGENAS, DESCOBRI QUE DA TRIBO CAETÉ NÃO RESTOU NENHUM DESCENDENTE, FATO LAMENTÁVEL!


SENDO O ESTUÁRIO NATIVO DOS ÍNDIO CAETÉS FORMADO POR MAR, RIOS, LAGOAS E MUITO MAIS, TEMPOS DEPOIS ELE FOI SE TRANSFORMANDO EM UMA VILA DE PESCADORES, ONDE SURGIU PELAS MÃOS DE MANOEL GONÇALVES FERREIRA UM ESTALEIRO QUE FICOU CONHECIDO POR TODO BRASIL, DE LA SAÍRAM O “SANE-DUARTE” MAIOR NAVIO DO NORDESTE NA ÉPOCA, E O “CLAUDIO DUBEUX” MAIOR IATE.


HOJE EM DIA TORNOU-SE ROTA DE VIAJANTES. A BARRA ESTA ENTRE AS 15 MELHORES PRAIAS DO MUNDO, ELA FOI A ÚNICA PRAIA DO BRASIL ESCOLHIDA PELA REVISTA TRAVEL + LEISURE, ENTRE AS 15 PRAIAS MAIS TRANQUILAS E DISCRETAS AO REDOR DO MUNDO, AO CHEGAR A ESTE PARAÍSO ECOLÓGICO VOCÊ VAI ENCONTRAR O NATU’S HOSTEL, HOMENAGEM AO POVO CAETÉS, QUE UM DIA FOI INJUSTIÇADO E PERSEGUIDO. TENDO COMO OBJETIVO CULTUAR A NATUREZA E MANTER VIVO O ESPÍRITO GUERREIRO DOS ÍNDIOS CAETÉS, ATRAVÉS DO NATU’S VOCÊ PODE CONHECER EM NOSSAS EXPEDIÇÕES TODO ESTUÁRIO E O LOCAL DO RITUAL DE CANIBALISMO DO BISPO PORTUGUÊS.



BEM-VINDOS A BARRA DE SÃO MIGUEL E AO NATU’S E QUE AQUI POSSAMOS TROCAR CULTURA E CONHECIMENTO, ATÉ A PRÓXIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário